Sereismo, o maravilhoso movimento que tem conquistado mulheres (e homens) do mundo inteiro




Você já ouviu falar em sereismo? Tendência no mundo inteiro, inúmeras marcas têm lançado coleções de roupas, acessórios, sapatos, maquiagens e diversos outros produtos para os adeptos desta nova mania. Isso sem falar nos cabelos multicoloridos inspirados nas cores das sereias, que bombam em redes sociais como Instagram e Pinterest.

Mas o sereismo é muito mais do que isso. É um estilo de vida que vem despertando o interesse de cada vez mais pessoas, dando voz a todos que se sentem ligados ao mar, aos animais e à natureza. São as sereias da vida real. 

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Segundo o dicionário, a sereia é um ser mitológico, um monstro fabuloso, metade mulher e metade peixe ou ave, que, pela suavidade do seu canto, atraía os navegantes para os rochedos. Já para as adeptas do movimento, uma sereia é alguém que se identifique com o mar e com a água, que preze pelo meio ambiente e que sinta vontade de externar esses sentimentos.

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Mirella Ferraz, a primeira sereia profissional do Brasil, explica que não há regras para se tornar uma sereia – ou um tritão (o equivalente a um ‘sereio’), já que o sereismo não faz distinção de gênero. Basta sentir esta forte ligação, além de respeitar e proteger a natureza. A jovem, que é formada em gestão ambiental com ênfase em biologia marinha, é sereia desde 2007 e conta que sua fixação por sereias vem desde a infância, quando acordava chorando no meio da noite por ter pernas, e não uma cauda.

Hoje, com a missão de propagar o sereismo, Mirella viaja por todo o país, além de se apresentar em aquários e de ter lançado livros sobre o tema. A sereia brasileira também possui uma marca que vende caudas tanto para crianças quanto para adultos. “Foram meses até chegar numa cauda perfeita. A primeira tentativa foi com pneu de caminhão, e a cauda acabou pesando 40 kg”, conta a jovem, que hoje desenvolve os produtos com neoprene 100% nacional.

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Também foi Mirella que treinou a atriz Isis Valverde para o papel de Ritinha, personagem da novela das 9 da TV Globo que acredita ser uma sereia de verdade. É ela, inclusive, que tem ajudado a espalhar esse estilo de vida pelo Brasil, levando o sereismo aos quatro cantos do país.

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Outras sereias da vida real que dão força ao movimento são as blogueiras Bruna Tavares e Camila Gomes, do sereismo.com. Bruna, fundadora do site, foi quem criou a denominação sereismo e, tanto ela quanto Camila não são adeptas do mergulho como Mirella, que pratica apneia e consegue ficar até 4 minutos sem respirar embaixo d’água. “Cada pessoa tem um grau de sereismo na vida”, explica Bruna, que é jornalista.

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Já Camila conta que seu grau de sereismo é baseado no compartilhamento de informações sobre o tema. “Eu sou sereia quando divido esse meu amor com o mundo, quando me interesso pelo assunto e leio livros sobre isso”, explicou. As blogueiras só ficam tristes quando veem pessoas se aproveitando da “onda” para ganhar dinheiro, sem realmente se identificarem com o sereismo. “É preciso se aprofundar no mar e no assunto em geral”.

Outra figura importante neste universo é Pedro Henrique Amâncio, também conhecido como Tritão P.H.. O jovem cearense é um dos primeiros tritões (masculino de sereia) que do Brasil e, apesar de não ser profissional, tem chamado bastante atenção com sua belíssima cauda azul – confeccionada pela grife de Mirella Ferraz, claro.

P.H. mantém um canal no Youtube, onde divide não só curiosidades sobre o sereismo como também pequenas animações sobre esse universo, feitas por ele mesmo, que é designer gráfico e publicitário. P.H., inclusive, já realizou um sonho de muitas sereias e tritões por aí: nadou com Mirella, a mais famosa das sereias brasileiras.

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Já no meio artístico, provavelmente a modelo Yasmin Brunet seja a sereia mais conhecida. Acredito mesmo em sereias. Não é nem questão de acreditar em sereias, eu me nego a acreditar que a vida é isso que eu vejo”, declarou em uma conversa com a blogueira Gabriela Pugliesi. Yasmin é vegana e ávida defensora dos animais, além de pregar um estilo de vida mais simples e natural.

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Nas Filipinas, criaram até uma escola para sereias, a Philippine Mermaid Swimming Academy, que oferece aulas de diferentes níveis. Para quem já tem experiência, as aulas podem chegar a 4 horas de duração. A profundidade máxima que os iniciantes podem mergulhar é de três metros. Por aqui, não há nenhum curso ou escola, mas no último fim de semana de maio acontecerá uma oficina no Hotel Sheraton Grand Rio, onde a instrutora Thais Picchi, que fez o curso nas Filipinas, dará aulas de mergulho e apneia, além de ensinar movimentos e gestos de sereias.

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E o fascínio por esse universo contagiou também a indústria da moda, com diversas marcas investindo nesse nicho. Em 2011, a Victoria’s Secret causou ao trocar as tradicionais asas de angel da modelo Miranda Kerr por uma concha. Em 2012, a Chanel também usou uma concha em seu desfile, colocando a cantora inglesa Florence Welsh cantando dentro dela. Burberry foi outra grande label que investiu no sereismo, lançando em 2015 uma coleção de saias que lembravam escamas. Isso sem falar nas fast fashion, que volta e meia trazem peças com elementos inspirados no movimento.

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Já no mundo da beleza, a canadense MAC lançou uma linha inteira com cores que remetem às sereias, a Alluring Aquatic. No mercado brasileiro, em 2014 O Boticário desenvolveu a coleção Sereias Urbanas, que rapidamente sumiu das prateleiras das lojas de todo o país. Mais recente, a cantora Katy Perry, que já declarou inúmeras vezes seu amor ao sereismo, anunciou uma colaboração com a CoverGirl para uma linha de maquiagens inspiradas nas cores do mar.

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Há também diversos produtos pessoais disponíveis, como cobertores em forma de cauda, colares e brincos, até produtos para a casa, como poltronas, vasos, e almofadas. Isso sem falar nas comidinhas influenciadas por este movimento. Numa rápida busca no Pinterest, você encontra inúmeras opções, como cupcakes, bolos, macarons e biscoitinhos, todos com formatos ou cores do sereismo.

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Como você pode ver, o sereismo é muito mais do que uma moda passageira. Virou um verdadeiro estilo de vida, que conquistou adeptos ao redor do mundo e vem causando impacto na moda e economia. E, ainda que de forma bastante peculiar, levanta causas nobres e muito importantes, como o respeito à natureza e à vida marinha. E seja com ou sem cauda, quem defende o meio ambiente merece a nossa admiração. Vida longa às sereias e aos tritões!

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Imagens © Pinterest/Divulgação/Reprodução Sereismo/Mirella Ferraz

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