Aquecimento global derrete glaciares nos Alpes e revela corpos mumificados de montanhistas

Não faz muito tempo que nós comentamos sobre os corpos do casal desaparecido em 1942 que foram encontrados nos Alpes recentemente. Mas este não foi o único caso a surpreender na região. Com o acelerado derretimento dos glaciares devido ao aquecimento global, outros corpos foram encontrados nos últimos dias.

Foto: AFP PHOTO/Glacier 3000 

O cadáver de outro homem, um alemão desaparecido há 30 anos, foi encontrado no cantão suíço de Valais, segundo informações do Diário de Notícias. Enquanto isso, os restos mortais de uma pessoa que provavelmente faleceu vítima de um acidente de avião há mais de 50 anos foram encontrados nos Alpes Franceses. Com o derretimento das geleiras, espera-se que casos como estes se tornem cada vez mais comuns, revelando corpos de centenas de montanhistas que desapareceram na região no último século.

Graças ao clima dos Alpes, é comum que os corpos sejam encontrados mumificados, graças à exposição ao sol e aos ventos secos, antes de serem tragados pelas geleiras. Apesar disso, nem todos têm a mesma sorte e alguns cadáveres são reduzidos a esqueletos, dificultando a identificação.


De acordo com o jornal britânico The Guardian, os glaciares suíços já foram reduzidos à metade de seu tamanho desde 1850. Apenas no ano passado, cerca de 1 km³ de gelo derreteu na região. A polícia local mantém uma listagem com todas as pessoas declaradas desaparecidas desde 1925 – hoje, são 305 no total, embora este número esteja prestes a diminuir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá