Foto impactante das cicatrizes da endometriose é uma das vencedoras de concurso internacional de fotografias



Chocante, estranha e, ao mesmo tempo, bela e tocante, a fotografia “2014-2017”, da fotógrafa inglesa Georgie Wileman retrata de forma direta e pungente sua dolorosa e um tanto invisível experiência pessoal enquanto portadora de endometriose. A foto, mostrando as cicatrizes que Georgie traz em sua barriga de cinco cirurgias que teve de passar por conta da doença, foi selecionada como uma das vencedoras do prestigiado concurso Taylor Wessing Photographic Portrait Prize.

Parte de uma série fotográfica composta por 19 fotos no total (batizada de Endometriose), “2014-2017” vem causando impacto na Nationa Gallery, em Londres, onde as fotos selecionadas estão sendo expostas – e não só por sua força estética. Atingindo cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, a endometriose é uma das mais comuns doenças ginecológicas.

“2014-2017”

Por falta de pesquisa e interesse da comunidade científica, sabe-se pouco a respeito da doença – que consiste no crescimento do tecido endometrial fora do útero – sem tratamentos mais elaborados e eficientes. A endometriose pode causar dor pélvica intensa, dor durante o sexo e até infertilidade, e ainda não possui cura.

“Quero tornar essa doença visível”, afirmou Georgie, diante do sucesso de sua foto. “Eu quis colocar na imagem a realidade da doença”, ela disse. Hoje Georgie não tem mais a doença, mas uma em cada dez mulheres com idade para se reproduzir possui endometriose – e por isso é tão importante olhar para essa condição, não só através da foto de Georgie, como de pesquisas e incentivos.

Veja abaixo outras fotos da série “Endometriose”, de Georgie Wileman


© Fotos: Georgie Wileman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá