Thomas, o ganso bissexual que será enterrado ao lado do parceiro com quem viveu por 30 anos



Engana-se quem pensa que histórias de amor são complicadas apenas entre seres humanos. Na pequena cidade litorânea de Waikanae, na Nova Zelândia, um ganso chamado Thomas viveu quase 40 anos e foi um verdadeiro exemplo de amor incondicional. Agora ele deixará saudade nos 10.600 moradores do local que se reunirão para seu funeral no lago Waimanu.


Thomas viveu de forma diferente dos outros gansos. Ao invés de viver em grupo, ele fez uma parceria com um cisne negro, Henry. Os locais inicialmente pensavam ser uma fêmea, mas a falta de prole do casal logo revelou a verdade.

Thomas e Henry desfrutaram 24 anos juntos na lagoa de Kāpiti, antes que Henrietta, uma cisne feminina, fosse viver no mesmo local. Henry então o abandonou para ficar com Henrietta e os dois se tornaram pais de dezenas de cisnes. No entanto Thomas os seguiu e ajudou a criar os 68 filhotes do casal pelos próximos seis anos.


As três aves inseparáveis tornam-se celebridades locais até Henry morrer em 2009 aos 30 anos. Os gansos e os cisnes geralmente se acasalam para a vida, mas uma vez que Henry se foi, Henrietta voou para encontrar um companheiro mais novo e deixou Thomas sozinho. Os cuidadores de Thomas relataram que ficou com o coração partido e podia ser ouvido chorando por Henry.


Eventualmente, Thomas gerou filhotes próprios com outras fêmeas, mas, outro ganso chamado George, os roubou. “Dava para ver o George com as crias e Thomas atrás deles”, recorda o cuidador das aves.

À medida que ele envelhecia, ele experimentou uma série de problemas de saúde, incluindo cataratas que o deixaram cego. Em 2013 foi levado pelo Fundo de Reabilitação de Aves de Wellington, no vale de Ohariu, onde passou os dias restantes como pai adotivo de cisnes órfãos.


Thomas será enterrado sob uma placa comemorativa ao lado de seu amado cisne, Henry. “Será um dia especial, aberto a qualquer um que desejar se despedir. Esperamos ver todos vocês por lá”, convida a página de Waimanu no Facebook.

Imagens: Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá