Você pode não acreditar, mas este copo plástico foi criado a partir de batatas



Se ainda pode parecer impossível abandonar o uso de plástico em nosso dia a dia, reduzir tal uso é não só possível como urgente. Uma empresa britânica apresentou recentemente um produto que, entre tantos outros, podem tornar o uso mais habitual do plástico algo obsoleto e desnecessário –uma espécie de plástico ecológico, totalmente reciclável e biodegradável, feito de nada menos que fécula de batata, amido de milho e celulose, componentes principais das paredes celulares da batata.

A nova embalagem da Biome Bioplásticos pode ser separada para reciclagem de papel assim como pode ser jogada em um lixo orgânico, em radical oposição ao plástico tradicional, que de modo geral não pode ser reciclado por conta do polietileno que o faz impermeável. A iniciativa da empresa vai de acordo com o compromisso assumido pelo Reino Unido de eliminar todo o plástico substituível do país até 2042.

Segundo Paul Mines, chefe-executivo da Biome, essa é a primeira vez que esse “bioplástico” é utilizado com sucesso para o desenvolvimento de copos e embalagens descartáveis, e que há muito mais a ser feito com o plástico ecológico pela frente. Os copos e embalagens da empresa, ele afirma, suportam líquidos quentes e são perfeitamente resistentes. A empresa já havia recentemente anunciado o desenvolvimento de capsulas de café biodegradáveis.

O copo criado pela Biome
 

As capsulas de café da Biome

O produto ainda não está em circulação e uso, mas a negociação para que entre no mercado já está sendo feita com diversos revendedores. Trata-se de um exemplo que ilustra perfeitamente como o uso de plástico, de modo geral, precisa e pode estar com os dias contados – para que o planeta deixe de contar seus dias.


© fotos: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá