‘Distrito das Ameixas Selvagens’: Mapa traduz o significado dos nomes de várias cidades do mundo



Por acaso você já viajou para o “Distrito das Ameixas Selvagens” ou para “Baía Esfumaçada”? Talvez sim, caso tenha ido para Bangkok, capital da Tailândia, e Reykjavik, na Islândia.
Isso por que essas são as traduções literais dos nomes dados às cidades. Esses e muitos outros foram revelados em uma série de mapas fascinantes.

Dividido por nomes o mapa mostra que os nomes podem ser divididos em categorias como “pessoas”, “natureza”, “sentimentos”, “objetos/invenções”, “animais” e “outros”. Os significados ocultos trazem referências históricas de como os primeiros colonos desses lugares decidiram deixar sua marca.

Alguns dos nomes originais são bastante óbvios. Por exemplo, Bridgetown, em Barbados, significa “Ponte da Cidade”. Já o mapa da Oceania mostra a capital australiana de Canberra significando “Local de Encontro”, enquanto Lautoka, em Fiji, se traduz como “Olho de Boi”.

América do Norte e central
América do Norte e central
Oceania
Oceania

O mapa, que foi compilado pela On The Go Tours, mostra que a natureza parece ter inspirado os primeiros colonos com, 67 cidades nomeadas dentro de temas naturais. Entre eles está Berlim, que literalmente se traduz como “pântano”, enquanto Reykjavik, na Islândia, significa “baía esfumaçada”. Na África, Bloemfontein significa “Fonte das Flores” e Bamaoko “Rio dos Crocodilos”. Mesmo o nosso Rio de Janeiro não fazia o menor sentido às pessoas de língua inglesa e ganhou espaço no mapa das traduções.

América do Sul
América do Sul

O próximo tema mais popular é “objetos/invenções”, trazendo como referências as criações do ser humano. Nada menos que 50 cidades que se enquadram nesta categoria. Isso inclui Lisboa, em Portugal, que significa “porto seguro”, e a Cidade do Kuwait, que traduz como “fortaleza junto ao mar”.

Parte da Europa
Parte da Europa

Existem apenas 11 lugares no mapa que receberam nomes de animais, como Berna, na Suíça, que significa “urso”, enquanto Kampala, em Uganda, significa “gazela”. As cidades restantes receberam nomes de pessoas (29 cidades), sentimentos (17 cidades) e outras coisas (16 cidades).

África
África

“Há cerca de 7.106 idiomas vivos atualmente falados no mundo hoje, então não é estranho que as palavras se misturem e às vezes até sejam impossíveis de traduzir”, relatam os responsáveis pelo On The Go Tours. Confira o mapa completo no site!

Fotos: Reprodução/onthegotours.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá